segunda-feira, 12 de abril de 2010

Aventuras com o Tomás - Cordão Umbilical

Agora com o distanciamento devido só me dá vontade de rir. Como tivemos azar de os enfermeiros estarem em greve aquando do nascimento do Tomás, não tivemos grande acesso a informação para sabermos como deveríamos proceder em relação a certas situações. No hospital foi-nos dado uns folhetos que constava num deles um item constrangedor para os pais: “SINAIS DE ALARME”. No folheto dizia/diz que se o “cordão umbilical apresentar cheiro fétido, a presença constante de pus, sangue ou vermelhão a toda a volta” se devia procurar de imediato o médico. Claro está fácil de ver o que aconteceu. Para ser preocupante tem que se ter em conta todos estes factores e nós só olhámos ao cheiro fétido que exalava do cordão. Lá fomos nós para as urgências de pediatria, isto no dia a seguir à saída do mesmo hospital. Chegados às urgências fomos encaminhados para a triagem, tendo o enfermeiro (penso que era enfermeiro) em tom de grande gozo informado “…meus caros pais, isto é perfeitamente normal…”; “…o cordão tem que secar para cair, por isso cheira um bocado mal…”. Nesta altura pensei para comigo “…já batemos com os burros na água…” (risos). Em todo caso encaminhou-nos para a pediatra de serviço que reforçou o anteriormente referido na triagem “…está a evoluir muito bem…”, “…vão levar estes medicamentos só para limpar a zona quando o cordão cair…”. Apesar de tudo senti um grande alívio por tudo estar bem com o meu pequenote. Passados três dias o cordão caiu e lá tive que levar com a minha mãe e as suas crenças. Segundo ela tinha de dar o cordão a um galo e vê-lo a comer o dito, para que ninguém faça bruxedo com o mesmo. Crenças do antigamente (sorrisos).
Próxima aventura – muda de fralda.

E assim me despeço com um,

Amo-te Tomás!

1 comentário:

  1. Confesso que comecei a ler e o pensamento foi " que amadores! ve se logo que sao pais pela primeira vez"

    Olhe Ricardo, não sou mãe mas tenho uma vasta experiencia:) n proxima aventura da fralda pode ocorrer dar lhe vomitos, vai pensar " cum caneco como é possivel um ser tao minusculo fazer uma empreitada tao mal cheirosa, umas vezes as obras sao amareladas, outras esverdeadas, muito mas mesmo muito ml cheirosas, o cheiro é mesmo horrivel, mas olhe nao o leve ao medico ok? é normal...."

    Ps .E aqueles sustos quando os bebes dormm e ficam uns segundos sem respirar que nos dá cabo dos nervos? ja acontwceu? :)

    ResponderEliminar