sábado, 5 de dezembro de 2009

CURIOSIDADES - A cadência durante os treinos

Ainda é recente a imagem de Lance Armstrong a desafiar as montanhas do Tour de France com grande mestria e sob o olhar atento do mundo inteiro às particularidades, sendo uma delas a capacidade de utilizar uma alta rotação durante as subidas.

“A era Lance Armstrong” proporcionou maiores discussões sobre qual a cadência ideal durante os treinos e competições. Muitas das questões levantadas sobre este assunto estão directamente ligadas à relação (desmultiplicações) utilizada pelos atletas. Por exemplo: o tradicional 53-39 x 23-12 em terrenos com subida mostra-se perfeito para atletas profissionais, mas muitas vezes não é adequado para amadores. Neste caso a procura por uma cassete 25 x 12 ou até 27 x 12 é uma boa sugestão. No BTT, por exemplo, procure as cassetes 11 x 34 com pedaleiro 42-32-22 para que você comece com uma relação mais leve.

Qual é a melhor relação para eu utilizar na minha bicicleta?

Muitos factores devem ser considerados ao responder esta pergunta. O primeiro considera em que tipo de terreno (subida, descidas ou terrenos mistos) realizas a maior parte dos teus treinos.

O segundo é sobre a tua actual condição física. Ciclistas com melhores condições físicas conseguem manter uma alta cadência com uma relação mais pesada. Pensa na tua actual condição física e não no que poderás realizar depois de 1 ano. A insistência na utilização de uma baixa cadência tornar-se-á um habito de pedalar.

Após a realização das etapas anteriores é importante pensar no conforto durante a pedalada. A posição do ciclista na bicicleta poderá afectar de forma negativa a tentativa de melhorar a cadência durante o ciclismo. Além disso, respeitar as características individuais dos atletas também merece atenção. Jan Ullrich e Lance Armstrong são dois grandes ícones do ciclismo mundial, mas com características diferentes. A ideia de imaginar Jan Ullrich a escalar os Alpes utilizando a mesma rotação do Lance Armstrong seria impensavél.

Portanto, para melhorar a cadência de forma satisfatória e permitir que tu encontres o “estilo ideal”, pensem primeiramente nos temas abordados anteriormente.

Não se esqueçam de Ajudar a dar um Mega Abraço ao Bruno Lameiras.

Boas pedaladas e até breve!

05 de Dezembro

Hoje é dia de folga. O dia também não convida, até estamos em alerta amarelo e tudo…
Como não tenho nada a relatar relacionado com o treino, vou deixar-vos um post que certamente agradará a alguns.

Não se esqueçam de Ajudar a dar um Mega Abraço ao Bruno Lameiras

Boas pedaladas e até breve!

04 deDezembro 2009

Hoje foi dia de ginásio novamente. 1H30 a dar-lhe no duro. Em relação aos anteriores treinos de ginásio, progredi um pouco em termos de carga.
Como nunca referi os exercícios que estou a fazer nesta fase cá vai:
- Press horizontal
- Extensor de pernas
- Remo sentado
- Flexor de pernas
- Press miitar
- Prensa de pernas
Faço os exercícios alternando a parte inferior com a superior do corpo. As sensações hoje até foram boas. Mas como fiz o treino acompanhado dá sempre para esquecer um bocado o sofrimento.

Não se esqueçam de Ajudar a dar um Mega Abraço ao Bruno Lameiras.

Boas pedaladas e até breve!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Trabalho base – Aumento gradual da intensidade

03 de Dezembro

Hoje foi dia de rolos, devido ao pouco tempo disponível devido a afazeres profissionais. Pelo menos não apanhei chuva nem frio. Fiz 45 minutos só para rodar a perninha pois ressenti-me do treino de ginásio de ontem. Hoje foi só para recuperar.

Não se esqueçam de Ajudar a dar um Mega Abraço ao Bruno Lameiras

Boas pedaladas e até breve!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Trabalho de base – Continuação

02 de Dezembro

Como tinha referido anteriormente vou tentar fazer um relato diário dos treinos
Hoje como está a chover e frio (8ºC) foi dia de ginásio, para efectuar treino de endurance, isto é, muitas repetições com pouca carga.
A melhor parte do treino de hoje foi o duche, maravilha… água quentinha, até tirava a pele…maravilha!!!
Mais uma vez as sensações não foram grande coisa…aqueles prensa…mas são coisas que se têm de fazer, mesmo que não se goste.

Não se esqueçam de Ajudar a dar um Mega Abraço ao Bruno Lameiras
Boas pedaladas e até breve!

Trabalho de base – Continuação

Semana 4 – 28 de Novembro a 01 de Dezembro

Chegou a neve…bbbbrrrrrr!!! Que frio, até parece que corta…
Sábado – como estava muito frio e ameaçava chover, limitei-me a ficar por casa onde fiz 45 minutos de rolos na minha garagem quentinha…maravilha!!!!
Domingo – caiu a primeira neve…o tempo não convidava e a vontade era pouca, mas ainda assim fiz 45 minutos de rolos, mas com pouca intensidade.
Segunda-feira – dia para a família e para fazer compras de natal…depois, foi o pior quando somei tudo…
terça-feira – 30 minutos de corrida no parque da cidade, com pista de obstáculos pelo meio.
Bom a partir de agora, tentarei dar-vos um relato diário das minhas desventuras e aventuras.

Não se esqueçam de Ajudar um Mega Abraço ao Bruno Lameiras

Boas pedaladas e até breve!