sábado, 28 de novembro de 2009

Simplesmente...LAMEIRAS...

Conheço o Lameiras desde pequenino...desde que nasceu...vi-o crescer, e agora não posso deixar de dar tudo o que me é possivel por esta causa.
O Lameiras, teve este infortunio quando fazia o que mais gostava...andar de bicicleta...e com 16 anos como nós gostamos de andar de bicicleta. Aconteceu-lhe este revés na vida, mas se todos ajudar-mos, terá um futuro com mais conforto...pois é de conforto que se trata...infelizmente!!!
Peço-vos do fundo do meu coração, que ajudem esta familia que muito merece...amigos do seu amigo, estão sempre disponiveis a ajudar quem precisa, são pessoas integras, muito queridas na freguesia onde vivem...
Os meus pais vivem a 300 mts da casa dos avós maternos dele em Estorãos-Fafe, por isso, sei pelo que estão a passar.
Leiam a outra mensagem que vos deixo, onde poderão obter mais informações.

Não me vou despedir como habitualmente...seria para mim, uma falta de respeito...por isso desta vez será somente...

Simplesmente...LAMEIRAS...

Mto Obrigado!!!

MEGA ABRAÇO AO BRUNO LAMEIRAS

Vamos TODOS dar um abraço ao Bruno Lameiras...

...e ajudá-lo a conseguir um Elevador e uma Cadeira de Rodas.


O Bruno é um miúdo natural de Cepães - Fafe, tem 16 anos e estuda no 11ª ano na Escola Secundaria de Fafe..
No inicio do ano de 2009 o Bruno teve uma fatalidade quando andava de bicicleta com os amigos, do qual resultou uma fractura na coluna vertebral ao nível D3-D4 (um pouco abaixo do pescoço).A partir desse dia, perdeu a sensibilidade e o movimento, abaixo do nível da lesão.Ele mede quase 1.80m e tem que ser transportado todos os dias ao colo, pelo pai, para subir e descer dos fundos da casa para o seu quarto, daí a necessidade do elevador.A cadeira tem que ser adaptada ao seu tamanho, peso e nível da lesão, e ter um pequeno motor eléctrico que se encaixa nas rodas.Foi criada uma conta para quem pretender dar um abraço ao Bruno Lameiras, seja um simples donativo ou seja para validar a inscrição num dos eventos que se vai realizar no dia 21 de Fevereiro de 2010 em Fafe, para angariar fundos e ajudar o Bruno a ter o elevador e a sua cadeira de rodas que tanto necessita.

Eventos do Mega AbraçoVárias associações e grupos do Concelho de Fafe juntaram-se em torno desta causa e decidiram cada uma organizar um evento para angariar fundos, com o objectivo de ajudar o Bruno Lameiras e os seus pais na compra de um elevador e de uma cadeira de rodas "Eléctrica".Todos os eventos vão decorrer no dia 21 de Fevereiro na Praça 25 de Abril em Fafe, este local vai servir para o secretariado dos eventos, bem como da partida e chegada de cada um deles.

INSCREVE-TE JÁ
www.abracoaobruno.blogspot.com
E-mail: abracoaobruno@gmail.com

Características:
Passeio de BTT Mega Abraço - 40km
Nível de Di¬ficuldade: Médio
Mini Passeio de BTT Mega Abraço - 15 km
Nível de Di¬ficuldade: Médio/Baixo

Cada Abraço: 5 euros
T-shirt, reforço alimentar, banho.
Um pequeno abraço, uma grande ajuda

Data limite das inscrições: 20 de Fevereiro
Pagamento:
- Transferência Bancária: NIB: 0033 0000 00232743644 05
TITULAR: BRUNO EMANUEL TEIXEIRA LAMEIRAS
- Pagamento: Dinheiro
No bar da sede da S. R. Cepanense / Loja Bigdrop-Bikes / Escrifafe / Berci / Vital / Club+ / MotoFafe


Organização:
BTT Free_Moto Fafe / SRCepanense
Infoline: Filipe_936888797


Outros eventos para os amigos e familiares:

- Descida Freeride Mega Abraço - Lagoa a Fafe
- Passeio de Ciclo-turismo Mega Abraço - 80km
- Passeio Pedestre Mega Abraço - Rota do Milénio
- Passeio de Motos Clasicas Mega Abraço - Rota do Vento
- Maratona de Indoor Cycling (Outdoor) - Praça 25 de Abril

www.abracoaobruno.blogspot.com

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

CURIOSIDADES - Em busca da cadência perfeita



A amostra do estudo foi composta de 7 ciclistas profissionais de estrada com idade de 28 ± 1 anos, estatura 1,87 ± 1,6 metros, massa corporal 67,9 ± 2,7 kg e índice de massa corporal de 20,7 ± 06. Todos os participantes do estudo completaram as três competições, Tour de France, Giro D´Italia e Vuelta a Espanha.
Foram registadas a frequência cardíaca, o tempo total de competição, as velocidades média e máxima e a cadência em todas as etapas. O programa utilizado para a leitura desses dados permitiu seleccionar pontos específicos do percurso, por exemplo, um trecho de subida. As análises foram realizadas respeitando os seguintes critérios: etapa plana, etapa contra o relógio e etapas em subidas.
Os resultados mostraram que a cadência média durante os trechos de montanha foi de aproximadamente 70 rpm e que nas etapas planas e na contra o relógio ficou próxima de 90 rpm. Outro resultado interessante foi que nas etapas planas os ciclistas com maior massa corporal adoptaram menor cadência (80-90 rpm) quando comparado aos ciclistas com menor massa corporal (90-100 rpm). Além disso, o valor máximo de cadência registado durante as etapas planas foi de 126 rpm, nas etapas contra o relógio 115 rpm e nas etapas de montanha 92 rpm.

Nas etapas contra o relógio a intensidade foi maior que nas etapas planas, no entanto a média de cadência foi semelhante. A explicação dos pesquisadores foi que fadiga muscular, principalmente nas fibras do tipo II, e a percepção subjectiva são menores quando se utiliza cadências mais altas.

A cadência de aproximadamente 70 rpm utilizada durante os trechos de montanha foi atribuída às necessidades específicas deste tipo de percurso (Interferência da força da gravidade) e maior eficiência. A função do ciclista na equipa também contribuiu para a diferença na cadência durante as montanhas. Os atletas que necessitavam percorrer as montanhas em esforços máximos durante toda a escalada, diferentemente dos gregários, apresentaram maiores cadências (~ 80 rpm).•
No final do estudo os pesquisadores Espanhóis afirmaram que esses resultados contribuem com o melhor entendimento do perfil de ciclistas de estrada, principalmente durante as competições. Além disso, abriu-se uma discussão sobre os diversos protocolos de testes de esforço realizados em laboratório, que determinam a utilização de baixas cadências para ciclistas de estrada, contrariando o padrão adoptado por esses atletas.

Boas pedaladas e até breve!!

Trabalho de base - Continuação

Semana 3 – 21 a 27 de Novembro

Apesar de tudo foi uma semana profícua. Contudo, está a ficar bastante frio, e com chuva junto…até doem as entranhas.
Sábado – 2h00 de BTT com 8 malucos (eu incluído), chovia “como Deus a dava” e ainda para mais gelada. Aos 800mts de altitude, gelei… pior foi a descida!!
Domingo – Descanso total.
Segunda-feira – Ginásio. Mais uma vez não tive boas sensações.
Terça-feira – Piscina 1H00. Só chapinhar e uns mergulhos para descontrair.
Quarta-feira – Corrida de 1H00 com pista de obstáculos, pelo meio, no parque (só para descontrair)
Quinta-feira – Descanso total
Sexta-feira – zero!!! Afazeres familiares urgentes... é a vida!...o que importa é que está tudo bem.

Boas pedaladas e até breve!