sexta-feira, 13 de novembro de 2009

CURIOSIDADES - O rendimento na arte de pedalar!

Há muito tempo à bicicleta vem sendo utilizada como um importante meio de transporte, e como uma verdadeira máquina na prática de competições. A todo o momento estudos são realizados no intuito de sofisticá-la quer seja diminuindo seu peso, aumentando sua durabilidade ou mesmo proporcionando melhor aerodinâmica, sempre visando à melhora do rendimento do ciclista.
Paralelamente a sofisticação das bicicletas, ao invés de estudos desenvolvidos por engenheiros e físicos, outros profissionais como fisioterapeutas, professores de ed. física e médicos, realizam constantes estudos em relação ao comportamento do corpo sobre a “arte de pedalar”.
A maioria dos praticantes com um determinado tempo de experiência nos pedais, sabe que para obter um bom rendimento não é só subir na bicicleta e pressionar os pedais. Acredito que realmente para aproveitar o mínimo de esforço para obter o melhor rendimento da bicicleta, acaba-se transformando um simples gesto em uma arte de pedalar.
Os principais músculos responsáveis são os extensores do joelho (quadríceps), porém quando falamos em aproveitamento da pedalada, nos referimos ao aproveitamento de todo o ciclo de 360º na produção da força nos pedais para um melhor rendimento.
Algumas variáveis como posicionamento do banco e guiador, podem alterar a percentagem do trabalho assim como a técnica empregada.
A diferença é notória entre o gesto de somente empurrar os pedais para baixo, comparando com o desenvolvimento de todo o ciclo da pedalada: chutando, empurrando, retornando e puxando com ambas as pernas. Com o melhor aproveitamento da pedalada, é possível distribuir melhor a força exercida, como consequentemente retardar a fadiga dos músculos, principalmente do quadríceps sendo o responsável pelo movimento.
Uma simples maneira para comprovarmos a eficácia da técnica de “girar” é, por exemplo, pedalar um minuto somente com uma perna e sem prender osapato no pedal, e posteriormente pedalar com a mesma perna mais um minuto, mas desta vez preso. Existe uma grande melhora no rendimento da pedalada após pedalar preso, a diferença é muito significativa, sem contar que a partir do momento que o ciclista faz força nos 360º da pedalada, ao mesmo tempo em que uma perna empurra o pedal para baixo a outra está a auxiliar puxando-o para cima.
Outro caminho para a evolução da técnica e do rendimento, é a realização de um trabalho amplo de fortalecimento no ginásio. Este fortalecimento poderá trazer muitos benefícios na pedalada, preparando os músculos e tendões para as sobrecargas dos treinos e competições, como facilitará o emprego da força nos 360º.
Sempre quando forem iniciar algo de novo no treino, seja ele na ou fora da bicicleta, inicie sempre com baixa carga (volume e intensidade), de forma a que o corpo tenha tempo para se adaptar aos novos estímulos, evitando assim lesões cartilaginosas, tendineas, muscular e outras. As avaliações físicas e fisiológicas são bem vindas antes e durante os treinos, de modo a que possa ter total conhecimento de todo o trabalho realizado, bem como monotorizar todas as evoluções, ou até mesmo corrigindo algumas predisposições a disfunções articulares.
Por isso quando forem realizar um trabalho mais específico para o ciclismo, não esqueça de envolver todas as cadeias musculares na programação do seu treino
consegue produzir mais força gastando menos energia, quando comparado ao acto de somente empurrar.

Boas pedaladas e até breve!!

Regresso aos treinos…mas suave…

Semana 1 - 6 a 12 NOVEMBRO
Ora aí está o regresso às lides…ambições renovadas…esperança que o ano seja melhor que o anterior…
Bem só resta trabalhar e esperar não ter nenhum azar pelo caminho…
Todas as semanas vou-vos deixar o relato do meu treino (sensações, tipo de treino, etc)
Posto isto vamos ao que interessa.
Na sexta-feira passada iniciei os treinos com uma voltinha de 2H30 de BTT com o meu amigo Rui Rodrigues (júnior de 2º ano da ASC) e para meu espanto até não estive assim tão mal…foram 50km em bom ritmo e comparando com o ano passado pareceu-me estar muito melhor.
No sábado fiz 2H05 – 60Km com a bike de estrada com os meus colegas Gabriel (UDARQ), Sérgio (CRC) e Rui (ASC), e confirmei o que tinha constatado no dia anterior, não estou tão mal como em anos anteriores. O pior foi a chuvinha…que gelada…agora estou com uma bela constipação.
Domingo fiz 2H00 de caminhada no Shopping atrás da esposa …e olhem que não é fácil acompanhar uma mulher que anda às compras…eehh…eehh!!!
Segunda-feira foi mais 1H40 – 50km com o Sérgio (CRC) num percurso com duas subidas suaves com cerca de 5km cada e…bom…muito fácil mesmo!!!
Terça-feira o dia foi destinado ao ginásio para trabalhar a resistência…não foi fácil…há exercícios de que não gosto nada…aqueles agachamentos…as sensações não foram muito boas.
Quarta-feira foi para descontrair, 1H00 a chapinhar na piscina.
Quinta-feira – 2H00 de BTT durinho…cheguei a casa com um empeno. Fiz parte do traçado da maratona de Fafe deste ano…ai aquela primeira subida nunca mais terminava, cheguei lá acima a penar…o que vale é que depois foi sempre a rolar e descer até casa.
Bom chegou ao fim a primeira semana de treino, foram 11H00 de carga…mas carga suave.
Boas pedaladas e até breve!!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Objectivos…e a GRANDE META!!!

Bom, deixo-vos alguns dos objectivos a que me proponho em 2010. Algumas participações em maratonas são somente para ganhar ritmo competitivo e outras são uma META.

Maratona de Ponte de Lima
Trilhos de Camilo – Famalicão
Maratona Rotas do Marão – Amarante *
Maratona da Isabelinha – Barcelos
Maratona Luso-Galaico – Vila do Conde
Maratona Rally – Fafe **
Taça de XCM *
Maratona de Famalicão
Taça de XCM *
6 Horas de Resistência de Lousada
Maratona Xurés/Gerês
Maratona 5 Cumes – Barcelos

** GANDE META da época
* Outros objectivos

Boas pedaladas e até breve!!!

Surpresa...

Boas, pessoal!!!
O regresso aos treinos…mas com chuva gelada do norte, daquela que se entranha nas articulações e enregela os ossos, não apetece mesmo nada...o corpo quer continuar a descansar mas a mente já me faz sair do sofá e começar a preparação de PRÉ.ÉPOCA (ai que palavra tão feia, que más recordações que trás).A motivação já voltou e por incrível que pareça só ganhei 1,5Kg de peso desde a paragem, desde logo uma grande vitória. Tenho neste momento 71,3Kg quando o ano passado por esta altura tinha cerca de 74Kg.
Bom, esta fase vai ser a base de toda a época, por isso tem que se trabalhar com seriedade, senão só nos estamos a enganar a nós próprios, e a mais ninguém.
Nesta fase começo a com calma intercalando os treinos de bike com natação, musculação no ginásio e corrida, subindo gradualmente os patamares de intensidade.
Boas pedaladas e até breve!!!