quinta-feira, 29 de abril de 2010

Aventuras com o Tomás - Foi há um mês...

Hoje, faz um mês que o Tomás nasceu. Já lá vai um mês… é verdade, que rápido que passou!!! Foi um mês de muito stress, pois como já aqui disse, ser marinheiros de primeira viagem não é fácil. Tudo é novidade, nunca se tem a certeza do que se está a fazer é o mais apropriado. Agora com um mês passado, julgo que fomos uns bons pais, só não fizemos mais por mero desconhecimento.
Durante este mês foi giro ver as transformações do pequeno Tomás. Transformações a nível físico, cresceu 5 cm e aumentou 1,100 grms. de peso ( agora parece uma bolinha, com a pele toda cheia de dobrinhas :-)). E transformações a nível de personalidade. Está cada vez mais impaciente, se não tiver o que quer no imediato (chupeta ou a mama para comer), é choradeira pela certa! Passou a rezingar quando não gosta de alguma coisa que lhe façamos. È impressionante como é que em tão pouco tempo adquiriu certo tipo de manias, para chamar a atenção. Deita a chupeta fora propositadamente e depois sorri quando voltamos a colocá-la na boca, etc, etc.
Mas o que dá mais gozo, é ver como ele reage aos estímulos que lhe fazemos. Interage connosco (emite sons), sorri, só não pula nem corre porque ainda não pode (risos). É espectacular a evolução de um ser humano! Daqui a um mês começa a ver. Vai ver os papás. È uma nova fase para este pequenote que é a nossa alegria.


Amo-te Tomás!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Quarta, 28 de Abril de 2010

Até nem era para ir treinar mas o meu amigo Miguel ligou e quase que suplicou para o acompanhar "...anda lá, vamos devagar e assim não vou sózinho...". Tudo bem lá fui eu. No inicio apanhámos o Lizuarte Martins e lá se foi o descanso! Foi sempre a fundo até Guimarães. Depois como combinado fomos subir a Penha...mais um prego para o caixão! Porque é que eu me meto com eles? Parece que ainda não aprendi...
Vá lá que a subida só tem 6 km e faz-se num tempo a rondar os 20 minutos...portanto o sofrimento acaba rápido! Contudo, até tive boas sensações em comparação com última vez que lá subi.
Sábado vai ser bem pior na Clássica Fafe - Senhora da Graça, e se estiver uma temperatura como a destes dias, vai ser bonito...vai, vai!

Boas pedaladas e até breve!

Terça, 27 de Abril de 2010

Foi um treino para descontrair do stress do dia. Fiz a pista de cicloturismo como há muito não fazia. Fi-la sempre a fundo, nem um bocadinho de descanso!
Na volta a casa já vinha um bocado fatigado. Mas nada que uns bons alongamentos, um bom duche e um bom lanche não resolva.
Fiquei restabelecido. Foi como se tivesse saído um peso dos ombros.
Soube que nem ginjas! Estava mesmo a precisar.


Boas pedaladas e até breve!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Aventuras com o Tomás - Hoje foi uma noite dos diabos

Esta noite foi a primeira noite que o Tomás nos fez estar acordados. Bem não foi bem a noite toda, mas quase! Isto é realmente desesperante, faz-se tudo e mais alguma coisa para que ele esteja bem e não chore, mas nada…mesmo nada! Penso que o problema foram as cólicas. Pelo menos tinha todos os sintomas que estava com cólicas! Fiz-lhe massagens, na barriguinha, nas costas, mas não deu grande resultado! Acho que fizemos de tudo para terminar com o sofrimento do pequenote. Febre não tinha, fome também não, a fralda tinha sido mudada à pouco tempo… Foram 4 horitas (com intervalos) desesperantes. Então para a minha esposa, que não está nada habituada a estar acordada durante a noite…o que vale é dormiu quase toda a manhã! Também é deste tipo de experiências que quase todos os pais passam. Bem, acho que estamos com sorte porque o Tomás tem quase um mês e ainda só perdemos uma noitezita…bem bom!

Amo-te Tomás!

Fotos da Maratona de Esposende


Partida em Esposende...aqui só cabia metade da Malta!



Ponte de Fão...fácil de ver que ia dar molhada!



Ponte de Caiaques sobre o Rio Cávado...belo exercicio de equilibrismo!

Maratona de Esposende (Encontro Luso-Galaico)

Esposende é um pequeno concelho do distrito de Braga que se encontra em perfeita harmonia com o oceano Atlântico e o Rio Cávado. Concelho que vive essencialmente do turismo e da agricultura.
Após esta pequena alusão ao concelho de Esposende aqui fica o rescaldo da maratona.
Mais uma vez uma maratona com mais de 2000 participantes, e mais uma vez cheguei tarde (não por minha culpa) e fiquei do meio do pelotão para trás. Com um pelotão destes, está bom de ver que mais tarde ou mais cedo ia dar confusão. Deu confusão mais cedo do que eu pensava. Logo no inicio uma molhada, uns que querem passar por onde não se passa, outros porque pensam que “…quem vier atrás que se amanhe, não me encosto! Aqui no meio é muito melhor…”. Eu por sorte e talvez por alguma experiência não fui ao chão, mas existe muita gente imprudente. Nem ao serem avisados que vão ser ultrapassados ora pela “…esquerda, esquerda…” ora pela “…direita, direita…”, fartei-me de dizer isto o percurso todo, não se desviam nem por nada! Ora imaginem lá que eu vinha numa descida e encontro uma molhada de pessoal a travar a fundo e isto para quê? Para se desviarem de uma poça de lama e não se sujarem (mariquinhas)! Afinal isto é BTT ou o que é? Desde já fica aqui uma promessa:”Ou chego cedo para me colocar em condições, ou então não vou a mais nenhuma maratona com tantos participantes!”
O percurso era muito bonito, mas pouco selectivo, provocando engarrafamentos intermináveis em tudo quanto era sitio. Então na travessia do rio Cávado estive 12 minutos parado para atravessar a famosa ponte sobre caiaques. Valeu pelo treino e pela paisagem.
Gostaria de deixar um elogio para todas as senhoras que participaram nesta maratona, em especial para a 3ª classificada da meia maratona, Helena Fonseca. No último abastecimento apanhei esta atleta, e quando me estava a refrescar ela passa por mim como um “tiro”, e eu ainda fiquei a pensar que não seria uma senhora. Mas fiquei intrigado e lá fiz uma perseguiçãozita. Quando a apanhei ela ia na frente de cara ao vento a 35/40 à hora. Pensei cá para mim “…sim senhor, uma miúda com uma grande pedalada…”. Até Esposende fomos quase sempre juntos. Mas mais admirado fiquei, foi quando fui ultrapassado por ela, quando ia a 45 KM/H! Pois é, esta senhora deve ter feito a recta a 50 Km/H numa BTT! Desde já os meus parabéns! Dá gosto ver o sexo oposto a pedalar desta forma!
Eu terminei a maratona sem grande cansaço, também não deu para imprimir um ritmo muito forte, devido aos factos já relatados. Aliás, esta maratona para mim fica gravada na memória como a maratona do “pára-arranca”, tal a quantidade de vezes que fiquei bloqueado! Fiz 2H40 no percurso de 51 Kms, mas posso dizer-vos que na primeira hora, e enquanto pude andar, percorri 26 kms. Depois é que a “porca torceu o rabo”!

Boas pedaladas e até breve!