sexta-feira, 16 de abril de 2010

Aventuras com o Tomás - Livro de Instruções

Ora aqui está um belo tema! Quase toda a gente, principalmente os que são pais pela primeira vez, se questiona do seguinte:”Porque é que o bebé não traz livro de instruções? Tudo seria tão mais fácil!”Pois bem, por vezes (mmmmmmuuuuuuuiiiiiiiittttttaaaaaassssss vezes) os pequenos choram, berram, mexem-se sem razão aparente. Parece que estão a fazer aquilo só porque lhes apetece e com um só propósito. Levar ao desespero os papás! Questionamo-nos se conseguiremos levar o barco a bom porto. Somos levados ao limite da resistência e da paciência. Perguntamo-nos “…porque raio ele/a chora? Já tem a barriga cheia, tem cuzito limpo, não tem febre, etc., etc., etc… porquê?”. Também uma coisa é verdade, se chora logo “…tem algo de errado…”, se está calmo “… tem algo de errado…” (risos) …vive-se numa constante mar de incertezas. Por muito que o Pediatra diga que “…são reacções normais, pois está a habituar-se ao mundo exterior que é muito agressivo para ele…”, nunca se está verdadeiramente descansado. Por estas situações atrás descritas os papás questionam-se “…porque é que o bebé não vem com livro de instruções!”. Eu e a minha esposa já descobrimos o melhor livro de instruções que é o AMOR! Simples e não custa! O AMOR, dá-nos resistência, dá-nos paciência, enfim, dá-nos tudo para enfrentarmos as adversidades que se colocam no caminho.
Por isso, quando se questionarem acerca desta questão, lembrem-se que a resposta é o AMOR!

Amo-te Tomás!

2 comentários:

  1. Dicionário do choro :

    Os Tomás deste mundo, até aos 3 meses tem 5 tipos de choro diferentes.

    Neeeeeeh = “ hello tenho fome duhhhh”
    “Neeeeeh” é o som que um recém-nascido faz quando sente fome. Sendo o nehhhh o som associado a sucução, ou seja hora da mamada mae!!!!!


    OOOOOOwh = “tenho sono akguém que me adormeça”

    O som que diz que o Tomás está com uma moca de sono, e o choro “Owh”. Este som é baseado no oooooooo de bocejar, a comprovar esta suspeita é o pequenito esfregar os olhos.

    Heeeeeh = “sinto-me desconfortavél porra”
    O choro “Heeeeeh”, é um som diferente do “Neh” “tenho sono”, pois neste caso o “h” é mais acentuado. Se ouvir este som no seu recém-nascido é porque provavelmente o Tomás tem a fralda molhada ou outra coisa qualquer, ou ainda pode estar a pedir que o coloque numa nova posição.

    Eairh = “estou com gases caramba”
    Quando os bebés têm dores devido aos gases, eles usualmente puxam as pequenas pernas para o peito e fazem o som “Eairh que alivio ”. Dar uma pequena massagem suave na barriguita do Tomás na direcção dos ponteiros do relógio, poderá ajudar a aliviar os prisioneiros.

    Eh = “quero arrotar". O choro é usualmente curto e repetitivo: “eh”,”eh”,”eh”. Este alarme pede que o coloque de barriga virada para o seu peito com a cabeça no seu ombro e gentilmente massaje-lhe as costas.

    Mais dicas:

    Se não conseguir perceber o choro do bebé tente fazer trinta por uma linha, um número de sapateado com a sua esposa, faça o pino, bata palminhas, mas tente perceber se o som que o bebé faz é “N” ou “Neh” e tente perceber esta subtileza, pois será a grande diferença.


    O Ricardo quer manual de instruçoes, e o Tomás se falasse pedia o livro de reclamaçoes :P

    ResponderEliminar
  2. Não Sandra! Como disse não preciso de livro de instruções. O meu livro de instruçoes é o AMOR! Já sabia desses diferentes tipos de choro. Agora uma coisa é a teoria, outra é a prática. Só se vai lá com o tempo! Experimente fazer alguma coisa sob stress, e diga-me o resultado. O discernimento não é o mesmo!
    Abraço!

    ResponderEliminar